Firefox 2

» Análise Fundamental

01/03/2008

É a análise da situação atual no país da moeda corrente, tendo por base eventos econômicos, fatores políticos e outras estatísticas importantes. Taxas de juros, inflação, desemprego, política de impostos são alguns exemplos de fatores que devem ser analisados para auxiliar na previsão de tendências futuras.

Conheça algumas das principais forças fundamentais que influenciam o mercado de divisas:

Balança Comercial

A Balança Comercial é um indicador da diferença entre as exportações e as importações de mercadorias de um país. Uma balança comercial positiva ocorre quando as exportações de um país excedem as importações. Uma balança comercial negativa ocorre quando são importadas mais mercadorias do que exportadas.

As atividades de exportação são indicadores importantes da atividade econômica global, já que refletem não só a posição competitiva do país em questão, mas também a força da atividade econômica no exterior. Por outro lado, as de importação refletem a força da atividade econômica nacional.

Um país com um déficit significativo da Balança Comercial terá, normalmente, uma moeda mais fraca visto que ocorrerá uma venda comercial contínua da respectiva moeda.


Índice de Preços no Consumidor (IPC)

O IPC é uma medição do nível médio de preços de um conjunto fixo de mercadorias e serviços adquiridos pelos consumidores. As alterações comunicadas mensalmente no IPC são seguidas de perto como um indicador de inflação. A um IPC crescente seguem-se normalmente taxas de juro a curto prazo mais elevadas e pode, conseqüentemente, apoiar a moeda a curto prazo. No entanto, se o problema da inflação continuar a longo prazo, a confiança na moeda poderá ficar abalada e esta enfraquecerá.


Produto Interno Bruto (PIB)

O PIB é a medição mais extensa de atividade econômica global. É um indicador do valor de mercado de todas as mercadorias e serviços produzidos num país. É o principal indicador da força da atividade econômica de um país.

Um valor de PIB elevado é normalmente seguido de expectativas de taxas de juro mais elevadas, o que, na maioria das vezes, é positivo para a moeda em questão - pelo menos a curto prazo. Pode-se tornar negativo se as expectativas de uma pressão de inflação elevada estiverem abalando a confiança na moeda.


Construção Civil

O Número de Casas em Construção mede a construção inicial de unidades residenciais mensalmente. A elevada atividade neste setor está normalmente associada a uma confiança e atividade econômica elevadas. É considerada um precursor de taxas de juro a curto prazo mais elevadas.


Criação de Empregos

O Relatório de Emprego é um dos mais importantes indicadores econômicos. Normalmente é publicado na primeira sexta-feira do mês. O relatório fornece uma visão abrangente já que envolve todos os principais setores da economia.

O Relatório de Emprego indica o número de pessoas remuneradas como funcionárias por estabelecimentos empresariais não relacionados à agricultura e unidades governamentais. Refletem o número líquido de novos empregos criados ou perdidos durante o mês. Grandes aumentos na criação de empregos são considerados sinais de uma atividade econômica forte.

Estes são apenas alguns exemplos de como a análise fundamental pode ser útil em suas operações.

» Clique aqui para acessar um calendário com os principais pronunciamentos e divulgações de relatórios econômicos.

0 comentários: