Firefox 2

» Candlesticks

14/03/2008

A análise dos gráficos de Candlestick é extremamente utilizada por operadores do mundo inteiro. Este método, de origem japonesa, avalia o comportamento do mercado, sendo muito eficaz na previsão de mudanças de tendências e no esclarecimento de fatores psicológicos que influenciam o mercado. Certos padrões formados pelos preços - e representados pelos candles - podem nos passar informações relevantes sobre o comportamento do mercado.

A formação dos candles

A diferença entre as cotações de abertura e fechamento do período é conhecido como Corpo Real do candle. Um corpo negro indica fechamento em baixa, enquanto um corpo branco indica fechamento em alta. As linhas estendidas acima ou abaixo do corpo real são conhecidas como Sombras, indicando as cotações máxima e mínima durante o período.



Alguns exemplos

Long Days
Indica grande diferença entre abertura e fechamento no período. As sombras são curtas.



Short Days
Indica pequena variação entre abertura e fechamento. As sombras e o corpo são pequenos.



Spinning Tops
Este padrão indica grande indecisão no mercado. Apresenta longas sombras acima e abaixo do corpo real.



Doji
Apresentam o mesmo preço de abertura e fechamento. São 4 tipos principais:

Long Legged Doji
··Apresenta longas sombras acima e abaixo do corpo real. Indica indecisão do mercado.



Doji Dragonfly
··Apresenta longa sombra abaixo do corpo real. Indica reversão em um tendência de baixa (possivelmente iniciará uma alta nos preços).



Gravestone Doji
··Apresenta longa sombra acima do corpo real. Indica reversão em um tendência de alta (possivelmente iniciará uma queda nos preços).



Four Prices Doji
··Apresenta abertura, fechamento, máxima e mínima em uma única cotação. Indica grande indecisão ou mercado muito quieto (aguardando alguma notícia) e falta de liquidez.



Marubozu
Apresenta um longo corpo real, sem nenhuma sombra. Um Marubozu branco em um movimento de baixa pode ser o início de uma reversão. Em um movimento de alta indica a continuação do movimento. Por outro lado, um Marubozu negro em um movimento de alta pode ser o início de uma reversão. Em um movimento de baixa indica a continuação do movimento.



Guarda-Chuva
Apresenta um corpo pequeno com uma longa sombra abaixo. É um forte sinal de reversão.



Stars
Se forma quando há um gap. Apresenta um corpo pequeno após um corpo longo no período anterior. É um padrão de reversão de alta.



Rain Drops
Semelhante ao "Stars", porém no sentido inverso. É um padrão de reversão de baixa.



Nos próximos posts serão apresentados alguns padrões de baixa e de alta.

0 comentários: