Firefox 2

» O que são médias móveis?

08/03/2008

A média móvel é um dos indicadores de tendência mais antigos da análise técnica. Este indicador nada mais é que uma média das cotações dos últimos n-dias. Existem cinco tipos de médias móveis: exponencial, simples, triangular, variável e pesada. A média móvel exponencial costuma ser a mais utilizada, pois produz melhores resultados na maior parte das situações. Na média móvel simples, todas as cotações do título têm o mesmo peso ao longo do tempo. Na triangular, às cotações que estão no meio do período de análise têm mais peso, enquanto na exponencial é dado mais peso às cotações mais recentes.

Estas média móveis podem ser aplicadas sobre qualquer valor do título (volume, preço de abertura ou preço de fechamento).

Por exemplo, para calcular a média móvel simples de 25 dias, basta somar as cotações do título dos últimos 25 dias e dividir por 25. O gráfico é traçado repetindo este procedimento para cada um dos dias que se deseja visualizar.

Nota: Obviamente, para se obter a média móvel de n-dias de um determinado dia, obrigatoriamente deve haver cotações nos n dias anteriores.

Como determinar o número de dias a utilizar?

Essa questão está diretamente ligada ao tipo de análise que se pretende fazer. Para análises a curto prazo, considere 5 a 13 dias. Para análises a médio-prazo, 50 a 100 dias, e para longo prazo, considere 100 a 200 dias.

E como interpretar este indicador?

Basicamente, em uma análise de médio-prazo, traça-se o gráfico das cotações juntamente com o gráfico da média móvel exponencial de 50 dias. Sempre que a MM cruzar a linha de cotações para um valor superior é gerado um sinal de compra. Em contrapartida, quando a MM cruzar a linha de cotações para baixo, é gerado um sinal de venda.

Este é um indicador de tendência, porém não é eficiente quando utilizado sozinho. Recomenda-se combiná-lo a outros indicadores.

0 comentários: