Firefox 2

» Suportes e Resistências

29/02/2008

A cotação de um determinado título depende essencialmente da batalha entre compradores e vendedores. Como acontece em qualquer tipo de mercado, o comprador tenta baixar o preço enquanto o vendedor tenta puxar os preços para cima. Esta é, talvez, a mais básica das leis que regem qualquer mercado. E esta batalha de interesses entre compradores e vendedores é determinante na formação de suportes e resistências.

O que são níveis de Suporte e de Resistência?

Em um nível de suporte os investidores presumem que as cotações evoluirão com valores acima desse valor. Isto pressupõe que a ação dos compradores é predominante. Por outro lado, no caso de um nível de resistência, o mercado indica que as cotações do título evoluirão em valores abaixo desse valor. Portanto, a ação dos vendedores é predominante.

Porém não devemos encarar suportes e resistências como indicadores absolutos na identificação da evolução de determinado título. É normal que, tanto níveis de suporte como de resistência sejam quebrados. Para que isso aconteça, basta que o mercado reaja à divulgação de uma notícia ou de um rumor.

No rompimento de uma resistência ou suporte, é esperado que um nível de suporte se torna um nível de resistência (ou que um nível de resistência se torna num nível de suporte).

0 comentários: