Firefox 2

» Análise Técnica

08/03/2008


Tão importante quanto a análise fundamental é a Análise Técnica dos preços.

A Análise Técnica - também conhecida como Análise Gráfica - baseia-se na idéia de que os preços se movem de acordo com padrões repetitivos e identificáveis, tornando possível prever, através dos gráficos, prováveis tendências de preços. A Análise Técnica foi fundamentada com a Teoria de Dow (formulada em 1884 por Charles Henry Dow), que tem como pontos básicos:

1. Os índices descontam tudo. Todos os possíveis fatores que afetam a cotação dos preços dos ativos são descontados por esses índices que consideram todas as notícias, resultados contábeis e financeiros, acidentes, etc.

2. Os mercados se movem em tendências. As tendências podem ser de alta ou de baixa.

3. Princípio de confirmação. Para confirmar uma tendência é necessário que os índices coincidam com a tendência.

4. Volume convergente. Se o mercado está em uma tendência de alta o volume aumentará, se em tendência de baixa o volume diminuirá.

5. Utiliza as cotações de fechamento para o cálculo das médias. Não leva em conta os máximos e mínimos para o cálculo de seus índices.

6. A tendência é vigente até que seja substituída por outra oposta. Até que os índices se confirmem, considera-se que a tendência antiga segue em vigor, apesar dos sinais aparentes de mudança. Este princípio procura evitar a prematura troca de posição (comprada ou vendida).

Os dados iniciais para uma análise técnica são os preços mais altos e os mais baixos, o preço da abertura e o de fechamento dentro de um determinado período de tempo e no volume de suas transações.

Existem inúmeros indicadores técnicos utilizados para auxiliar na interpretação dos gráficos e na tomada de decisões.

0 comentários: