Firefox 2

» Linhas de Tendência

28/02/2008

A tendência define o percurso evolutivo - de subida ou de descida - que as cotações de um título estão tomando ao longo de um determinado período de tempo. Na prática uma tendência de alta é definida por mínimos ascendentes sucessivos no gráfico. Isto significa que apesar de a cotação do título poder subir e descer ao longo do tempo, numa observação mais detalhada o que se verifica é que os compradores tomaram conta do mercado provocando que a cotação do título vá subindo ao longo do tempo, conforme exemplificado na figura 1.



No caso de uma tendência de baixa, o mercado acredita que o título tem uma cotação superior ao valor de mercado. Isto significa que a cotação do título vai tendo máximos descendentes sucessivos pois os vendedores exercem a sua pressão na cotação do título.

Como traçar as linhas de tendência?

Para traçar linhas de tendência devemos unir o máximo número de pontos correspondentes a máximos locais - para uma linha de tendência descendente - ou o máximo número de pontos correspondentes a mínimos locais - para uma linha de tendência ascendente.

Quanto mais pontos do gráfico da evolução da cotação fizerem parte da linha, mais fundamentada será a linha de tendência.

Por exemplo: uma linha descendente que cruza três pontos de máximo do gráfico tem mais crédito que uma linha que cruza apenas dois pontos de máximo.

Deve-se ter em mente que o traçado da linha deve levar em conta o tipo de análise que pretende-se fazer, em termos de período de tempo. No próximo gráfico podemos observar uma linha de tendência ascendente em curto prazo. Porém, se considerarmos um período de tempo mais dilatado, observamos uma linha de tendência descendente.



Outro aspecto importante na análise de linhas de tendência refere-se à quebra de uma linha de tendência, o que pode indicar uma possível reversão. Por exemplo, se uma linha de tendência descendente é cortada para cima, é possível que a cotação passe a evoluir segundo uma tendência de alta, principalmente se apresentar um volume elevado no período. Se o volume for fraco, é provável que seja apenas um falso sinal de reversão.

O gráfico a seguir representa uma quebra de linha descendente com alto volume de negociação, resultando em uma reversão de tendência.

0 comentários: